Base Teórica do Teste de Vício em Apostas
O teste de vício em apostas online foi desenvolvido a partir de modelos amplamente reconhecidos de avaliação de comportamentos aditivos, particularmente o vício em jogos de azar. As questões foram formuladas com base nos critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), que descreve o transtorno do jogo como um comportamento contínuo e recorrente de apostas que resulta em consequências negativas pessoais e profissionais.
Além disso, o teste leva em consideração aspectos comportamentais e emocionais comumente associados a outros vícios, como o vício em substâncias. A compulsão para apostar, a perda de controle e a negação dos efeitos negativos são todos fatores considerados nas perguntas, assim como sentimentos de ansiedade, culpa e o impacto no bem-estar financeiro e social.
Testes Reconhecidos Usados como Base
Vários instrumentos de avaliação reconhecidos serviram como base para o desenvolvimento deste teste, incluindo:
- South Oaks Gambling Screen (SOGS):
Este é um dos questionários mais conhecidos e utilizados para avaliar o comportamento de jogo problemático. Criado na década de 1980, o SOGS inclui perguntas sobre a frequência das apostas, a quantia de dinheiro apostada e os efeitos negativos associados. Embora seja uma ferramenta reconhecida, o SOGS foi adaptado para o ambiente de apostas online e comportamentos mais modernos, o que influenciou o desenvolvimento deste novo teste.
- Problem Gambling Severity Index (PGSI):
Desenvolvido como parte do Canadian Problem Gambling Index, o PGSI é amplamente utilizado para medir a gravidade do problema de jogo em diferentes populações. O teste se concentra em aspectos como a incapacidade de controlar o comportamento de apostas e as consequências sociais e financeiras. Ele serviu como uma das principais referências para medir o nível de risco no teste de vício em apostas online.
- Gambling Addiction Test (DSM-5 Criteria):
Este teste foi baseado diretamente nos critérios do DSM-5, que descreve o transtorno do jogo como um problema de saúde mental. O modelo DSM-5 avalia a gravidade do comportamento com base em uma lista de nove critérios, incluindo a necessidade de apostar quantias cada vez maiores, mentir para encobrir o comportamento e continuar apostando mesmo com problemas financeiros e sociais. Muitos desses critérios foram adaptados para o quiz de apostas online, proporcionando uma visão detalhada do comportamento compulsivo.