mac & cheese

mac & cheese

Olá pessoal!!!

 Hoje trago pra voces um jeito bem facil de fazer Mac & Cheese, famoso macarrão com queijo, que ficou famoso no Brasil através da série “Todo Mundo Odeia o Chris”.

Pra quem nunca viu, este é o episódio que enfatiza o Mac&Cheese:

http://www.youtube.com/watch?v=Befn98UGtjk

Basicamente a receita é um molho branco com MUITO queijo.

Particularmente tenho uma pequena dificuldade de fazer molho branco com farinha, 50% das vezes dá certo, as outras 50% o molho fica com gosto de farinha. Então, pra não correr riscos eu sempre faço o molho com amido de milho, e é este que vou ensinar pra vocês hoje.

Você vai Precisar de:
2 colheres de sopa de creme vegetal;
3 colheres de sopa de amido de milho;
1 litro de leite (aproximadamente)
1 cebola média cortada
2 dentes de alhos picados
sal
pimenta do reino
1 pitadinha de noz moscada
200g de mussarela ralada
200g de queijo cheddar (ralado ou cortado em pedaços pequenos
50g de parmesão ralado
1 pacote de macarrão caracoli

O macarrão você vai fazer como sempre: Coloque água em uma panela grande, quando levantar fervura, acrescente o macarrão e o sal e deixe cozinhar até ficar ‘al dente’. Retire o macarrão da água e reserve.

Separe ¾ de um copo de leite e dissolva o amido de milho no leite separado.

Para o molho você vai derreter o creme vegetal, dourar o alho e a cebola. Acrescente o leite, o sal, a pimenta e a noz moscada. Mexa sempre até o leite levantar fervura. Agora sem parar de mexer acrescente o leite com o amido de milho e deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos. Junte a mussarela e o cheddar e mexa até derreterem e virar um molho bem homogêneo.

Desligue o fogo, junte o molho ao macarrão já cozido. Coloque em um refratário, cubra com o queijo parmesão e coloque no fogo para gratinar de 5 a 10 minutos e estará pronto para servir seu Mac & Cheese.

 Dicas:

1 – Dependendo da qualidade do amido de milho é possível que você precise fazer alguns ajustes. Se o molho ficar muito grosso com as 3 colheres, aumente um pouco a quantidade de leite.

2 – Se o macarrão ficar pronto muito antes do molho ele pode grudar. Neste caso, retire da água pra que ele não cozinhe mais e acrescente um pouco de manteiga ou azeite de oliva para deixa-los separados.