pizza

Quem não gosta de pizza?? Hoje a receita é de pizza integral de espinafre vegana!!! Realmente não sei porque as pizzarias não tem pizza de espinafre no cardápio (pelo menos nunca vi…)

Massa:
1 copo de farinha de trigo integral
1 copo de farinha de trigo branca
2 colheres de óleo
15g de fermento biológico fresco
3/4 de copo de água morna
1 colher de sopa rasa de açúcar (usei demerara)
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de azeite

Como fazer:
Meu multiprocessador vem com um acessório para fazer massas, inclusive massas de pão. Não botava fé na pecinha com aparência frágil para isso, mas resolvi testar. Então, primeiro coloquei a água, o fermento e o açúcar e bati para que tudo desmanchasse bem. Juntei o óleo, o sal e o primeiro copo de farinha, bati bem e coloquei o segundo copo aos poucos, logo os ingredientes foram juntando e fizeram uma bolinha de massa. Como ela ainda estava grudentinha coloquei mais uma colherada de farinha, que foi mais do que suficiente para ela ganhar a consistência necessária de massa lisa e bem uniforme. Deixei o processador “sovar” a massa por mais uns minutinhos.

Caso não possua processador, vai ter que ser na mão mesmo, misture todos ingredientes na mesma ordem acima, coloque a massa em uma superfície lisa e enfarinhada, unte as mãos com um pouco de óleo e força no braço…

Quando a massa ficar bem uniforme e lisa deixe descansar por 30 minutos. Após esse período, abra a massa (não tenho talento de pizzaiolo para abrir na mão, então abri a massa com ajuda de uma garrafa lisa), coloque em uma assadeira, faça furinhos na massa com um garfo e coloque para assar em forno baixo (180ºC) por 15 minutos.

Recheio:
1 maço de espinafre lavado e picado (com talos inclusive)
2 tomates cortados em fatias
orégano
manjericão
azeitonas
3 dentes de alho
óleo para refogar
1 sachê de molho de tomate

Em uma panela grande, frite o alho, junte o espinafre e refogue. Quando começar a murchar, mexa bem e desligue o fogo.

Com a massa já pre-assada, coloque uma camada generosa de molho de tomate, cubra com o espinafre refogado (dispensando a água que juntou do refogado), faça uma camada de tomates, tempere com orégano e manjericão, decore com algumas azeitonas e volte para o forno por mais 15~20 minutos.

Também fiz uma versão ovo-lacto, acrescentando mussarela ao recheio.

Tanto a versão completamente vegana, quanto a Ovo-lacto ficaram perfeitas!!! Deliciosa e saborosa!!!

A versão vegana ainda é ótima pra quem está de dieta. Por não conter queijo e com a massa integral é uma opção super nutritiva de baixas calorias!!!