Tapioca
Recentemente vi muitas fotos de tapioca na internet. Eu já havia comido em uma viagem ao nordeste alguns anos atrás porém não fazia ideia de como prepara-la, nem mesmo sabia que precisava fazer uma goma para tapioca.

Foi então que um dia encontrei um saquinho no mercado escrito “Tapioca”. Feliz, levei pra casa e quando fui procurar como fazer descobri que servia para receitas de tapioca (bolos, tortas e afins…) mas não para fazer a tapioca em si.

Pois é… 🙁

Mas, comentei com uma pessoa, e ela me ensinou a fazer 🙂

Ingredientes:
Polvilho doce
Água

Coloque o polvilho em um recipiente, cubra com bastante água (não se preocupe que o excesso será eliminado, não afeta a receita… pode colocar sem medo…) misture bem e tampe.

Deixe repousar por aproximadamente 12h.

Após esse período escorra a água restante (vire o recipiente na pia sem medo), com ajuda de uma colher firme, retire a goma do recipiente e coloque em um pano limpo para terminar de escorrer e secar. Use o pano para espremer a goma da tapioca.

Depois é só esfarelar passando na peneira, ou esfarelando com a mão mesmo se você não ligar de ter alguns pedacinhos maiores.

Tapioca

Ai… é só colocar duas ou três colheres em uma frigideira antiaderente e com ajuda de uma colher espalhar, colocar no fogo, esperar um ou dois minutinhos, com o fogo essa “farofinha” vai grudar e formar uma panquequinha, ai é só virar e já colocar o recheio.

Se o recheio for salgado pode colocar um pouco de sal na massa, ou ainda usar um pouco de creme vegetal para untar a frigideira e ajudar com o sabor 😉

Quanto aos recheios use o que sua imaginação permitir.. queijos, requeijão, frutas, geléias…

Ps: para não estragar, sempre faço meio pacote de polvilho e deixo o restante para depois, e já deixei até 4 dias na geladeira sem estragar. Não sei dizer exatamente em quantos dias ela estraga pois nunca durou mais do que 4 dias na geladeira.