Berinjela com Lentilha ao forno

Essa receita de berinjela com lentilha ao forno é feita com  molho de tomate ao vinho branco e é esplendida!!!! Tem um sabor incomparável, uma textura diferenciada e é muito deliciosa!!!

Ingredientes:

1 berinjela grande cortada em fatias finas
1 xícara de lentilha
2 tomates pequenos cortados em cubos (não muito pequenos)
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
1 copo de vinho branco
sal
azeite
1 xícara de cebolinha picada
raspas de um limão

Em uma panela coloque as lentilhas cobrindo com água (aproximadamente 1L) e assim que começar a ferver, deixe em fogo médio baixo e cozinhe por aproximadamente 15 minutos.

Em quanto isso, frite as fatias de berinjela em uma panela com fundo grande com um pouco de azeite. (Não faça camadas com a berinjela, se for necessário refaça o processo varias vezes até que todas as berinjelas fiquem levemente coradas.

Na mesma panela que fritou as beringelas, coloque mais um pouco de azeite, abaixe o fogo e frite a cebola. A cebola vai soltar seu açúcar natural e começar a caramelizar (o processo dura de 5 a 10 minutos), quando começar a caramelizar, junte o alho e sal a gosto, refogue por mais um minuto. Junte os tomates. Assim que começar a ferver, coloque o vinho branco, mexa e deixe o caldo reduzir pela metade. Mexa sempre para que não queime.

Em um refratário faça camadas de berinjela, lentilha e molho de tomate até acabar todos os ingredientes. Cubra com papel alumínio e coloque no forno, em fogo baixo (aproximadamente 200ºC) e deixe cozinhar por aproximadamente 1h30~2h.

Retire do fogo, junte as raspas de limão e a cebolinha, mexa delicadamente e estará pronto para servir.

Essa é a melhor receita de berinjela já postada aqui!!!!